quarta-feira, 30 de março de 2011

PARTES DO SKATE

 Skate - 


Os skates eram muito primitivos, não possuiam nose nem tail, eram apenas uma tábua com quatro rodinhas. O crescimento do "surf no asfalto" se deu de uma maneira tão grande que muitos dos jovens da época se renderam ao novo esporte chamado skate. Surgiam então os primeiros skatistas da época.




Shape - 

É a tábua de madeira ou plástico que serve como base para as manobras. Composto por madeira leve e resistente disposto em folhas. Existem hoje vários tipos, com pouco ou muita inclinação, ou com pouca ou muita largura, podendo escolher-se o que mais se adequa a cada tipo de manobras e estilo.


 TRUCKS-

Trucks são os eixos do skate, a parte onde se encaixam as rodas, os rolamentos e o amortecedor que ameniza os impactos de um salto. Os trucks são geralmente confeccionados em alumínio, mas podem ser de material plástico e até mesmo de poliuretano que é o mesmo material utilizado para confecção de rodas de skate.
impactos de um salto. Os trucks são geralmente confeccionados em alumínio, mas podem ser de material plástico e até mesmo de poliuretano que é o mesmo material utilizado para confecção de rodas de skate.

AMORTECEDORES -
São quatro (um par por truck) em cada skate, que são postos nas partes superiores pontiagudas dos trucks; dois em formatos circulares, postos entre a mesa e o truck; e outros dois de forma irregular - uma parte maior do que a outra - que são usados entre o truck e a porca do parafuso central.

RODAS -


Existem vários tipos de rodasmarcas e tamanhos.
O tamanho das rodas é muito importante. Rodas maiores são mais estáveis, porém menos velozes. São indicadas para iniciantes.
Rodas menores possuem maior velocidade, porém perde-se velocidade mais rápido,  possuem menor estabilidade e são melhores para chão liso. 


MESA - 
É a peça na qual o eixo é encaixado. Em algumas regiões chamam-lhe "base". Há duas mesas em cada skate. Em cada uma das mesas tem uma cavidade onde se deve colocar as chupetas (parte integrante dos amortecedores).

 

 

 LIXA - 

Fica aderida à superfície da tábua, fazendo com que aumente o atrito entre o calçado (no caso dos mini skates é entre os dedos) e a tábua do skate, possibilitando assim a execução de manobras e impedindo que o calçado (os dedos) deslize(em) involuntariamente sobre a tábua. Essa lixa é como um "adesivo" e é colada em cima do shape. 


 POSTAGEM: 
       POR: Francielly L. & Luana Ramalho   30.03.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário